Conheça as dicas para deixar o seu Ford sempre novo. São esclarecimentos e cuidados necessários para manter o desempenho do seu carro excelente, como se ele tivesse saído da fábrica todos os dias.

 

Como se deve proceder com a manutenção do Ar-Condicionado?

 

 

Fusível

Caso o sistema deixe de funcionar, verifique primeiro a presença de fusíveis queimados - no manual do seu carro você encontra a localização, capacidade e procedimento para troca.

 

Objetos Estranhos

Fique atento quanto a presença de objetos estranhos (folhas, papéis etc.) na grade frontal ou condensador do ar condicionado (localizado à frente do veículo junto ao radiador). Eles diminuem a eficiência do sistema;

 

Proteja o Meio Ambiente

Caso necessite de manutenção, prefira as oficinas que possuem equipamento para reciclagem do gás refrigerante.

 

Vazamento

Caso o sistema perca gás, corrija o vazamento e proceda a recarga do gás e do óleo do sistema que nestas condições é arrastado pelo gás;

 

Funcionamento do Compressor

Em caso de perda da capacidade de refrigeração, faça uma revisão no sistema e peça para verificar o funcionamento do compressor e possíveis vazamentos;

 

Correia

Verifique a cada 10.000 Kms o aspecto e a tensão da correia do motor que aciona o compressor do ar condicionado. Em caso de rachaduras ou correia brilhosa, substitua. O mesmo vale caso ocorra ruído de cantar pneu ao acelerar o motor - pode ser a correia desgastada, faça a verificação;

 

Filtro Anti-pólem

Substitua regularmente o filtro anti-pólem, caso o seu veículo seja equipado com este componente. O mesmo, na maioria das vezes, não admite limpeza e seu saturamento de sujeira determina uma redução significativa no rendimento da refrigeração;

 

O "Air Bag" substitui o cinto de Segurança?

 

Proteção complementar

O sistema "Air Bag" é um sistema de proteção complementar ao cinto de segurança, ou seja, seu funcionamento visa complementar a segurança dada aos passageiros pelo cinto. Dessa forma, o "Air Bag" não deve ser visto como substituto do cinto de segurança.

 

 

O que é um motor a Diesel? Quais as vantagens e desvantagens?

 

Desvantagens do Diesel

 

  • Sistema de alimentação de combustível: a injeção de combustível na maioria dos motores Diesel brasileiros se dá através de um complexo dispositivo composto por bomba injetora e bicos injetores. Veículos extra pesados possuem injeção eletrônica e todos assim a terão no futuro, quando a legislação ambiental brasileira se tornar mais severa com relação aos veículos com esse combustível. A injeção eletrônica tornará mais simples a manutenção. A bomba injetora, por sua vez, exige além de mão-de-obra qualificada, equipamentos caros para a sua verificação e ajuste.
  • Custo elevado: o uso de componentes mais robustos e de um complexo sistema de alimentação torna o custo dos motores Diesel mais elevados em relação a um similar, a gasolina;
  • Potência: em relação a um similar a gasolina, o motor Diesel possui uma potência menor e um nível de rotações mais baixo. Isso se deve em especial à velocidade mais baixa em que ocorre a combustão do Diesel e à necessidade do uso de componentes mais pesados no Diesel;
  • Ruído: o uso de componentes robustos e a queima por compressão tornam o funcionamento do motor Diesel ruidoso, mesmo considerando os avanços em relação à redução dessa desvantagem;
  • Poluição: mesmo considerando a contida emissão de gases nocivos a saúde, a emissão de partículas sólidas no Diesel é bastante elevada, o que o torna desinteressante para centros urbanos.

 

Turbo compressor

 

Todo motor de combustão interna, em especial o Diesel, se trata de uma máquina devoradora de ar. O turbo compressor age comprimindo o ar que vai para o motor. Desse modo ao invés do motor aspirar o ar (motores aspirados) o ar é literalmente soprado para dentro do motor. Uma maior quantidade de ar proporciona melhor queima, maior economia e especialmente menor emissão de gases. O turbo compressor e o motor Diesel constituem em um casamento perfeito a ponto de praticamente todos os motores Diesel rodoviários atuais serem equipados com turbo. Ao contrário do que se pensa, a presença do turbo originalmente instalado no motor Diesel não provoca dano nem diminui a vida útil deste, desde que respeitado alguns cuidados.

 

Vantagens do Diesel

 

  • Consumo: o motor a Diesel tem como principal vantagem o elevado rendimento térmico, o que o torna especialmente econômico o que, aliado ao preço mais baixo do Diesel, torna-o extremamente interessante para veículos onde o custo por quilômetro rodado é importante;
  • Robustez: o motor Diesel é submetido a pressões elevadíssimas durante o seu funcionamento o que exige o emprego de componentes mais robustos. A queima do combustível Diesel é consideravelmente mais lenta que a gasolina, o que torna o seu funcionamento em rotações mais baixas. Essas duas características acabam por torná-lo mais robusto e com vida útil mais elevada em comparação a um similar, a gasolina.
  • Confiabilidade: a robustez aliada a ausência de sistema de ignição torna a operação do motor a Diesel é mais confiável considerando condições normais de operação e uma manutenção preventiva bem efetuada.
  • Elevado torque: o motor Diesel geralmente possui elevado torque em especial em baixas rotações, o que o torna especialmente interessante para equipar veículos pesados ou que trafegam em situações severas.

 

O motor a Diesel

 

Os motores a gasolina/álcool ou gás natural operam pelo chamado ciclo Otto, utilizando uma faísca elétrica da vela de ignição para inflamar o combustível e gerar a pressão necessária para movimentar os pistões do motor e realizar o trabalho mecânico.

 

O motor Diesel por sua vez utiliza a própria compressão do ar para inflamar o combustível. Ele faz isso comprimindo o ar a altíssimas pressões, fazendo este chegar a temperaturas de até 700 graus. A essa temperatura e sob pressão elevada, o combustível é pulverizado no interior dos cilindros do motor, gerando a queima. Dessa forma o motor Diesel dispensa o sistema de ignição dos motores a gasolina, que é composto por velas, cabos e bobinas de ignição.

 

Intercooler

 

O ar ao ser comprimido pelo turbo tem sua temperatura elevada para até 60 graus. O intercooler age reduzindo a temperatura do ar para torná-lo mais denso, aumentando ainda mais a disponibilidade de ar para o motor, incrementando o rendimento deste.

 

Combustível

 

Utilize Diesel de boa qualidade, de preferência em postos que possuem o combustível filtrado. Jamais deixe o combustível acabar, pois entrará ar no sistema e você terá que chamar um mecânico especializado para fazer o motor funcionar novamente.

 

Filtro de combustível

Substitua o filtro religiosamente como manda o plano de manutenção. Impurezas são fatais ao sistema de alimentação;

 

Filtro de ar

Faça a limpeza e substituição regular. Filtro sujo significa perda de potência, aumento de consumo e danos ao motor;

 

Sedimentador

Retire regularmente a água acumulada no sedimentador. Alguns veículos possuem uma luz espia que indica excesso de água. Não espere a luz acender, regularmente retire a água que decantou, fazendo o mesmo no tanque de combustível caso este possua dreno para extrair a água;

 

Turbo

Jamais acelere antes de desligar o veículo. A turbina gira a mais de 100.000 rpm e continuará dando algumas centenas de voltas sem óleo. O recomendado é aguardar alguns segundos em marcha lenta antes de desligar o motor para que a turbina reduza a velocidade;

 

Bombas e Bicos

Faça a limpeza e regulagem de acordo com o plano de manutenção do veículo;

 

Perda e Potência

Verifique os filtros e a presença e impurezas no sistema de alimentação. Água no combustível pode ser a causa de muitos problemas;

 

Motor não funciona

Verifique se houve entrada de ar no sistema de combustível. O manual do veículo explica como retirar o ar, se você não tem habilidade com mecânica confie a operação a um especialista. Após retirar o ar verifique a causa;

 

Excesso de fumaça preta na descarga

Verifique os filtros e/ou peça para verificar os bicos e a bomba injetora;

 

Correia dentada da distribuição

Se seu veículo possui correia dentada faça a substituição de acordo com o plano de manutenção. A quebra da correia além de imobilizar o veículo poderá causar danos elevados ao motor.

 

 

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